Royalties l
Finalmente troquei meu “PC do Milhão” por um de vergonha e agora vou poder escrever umas besteiras de vez em quando no blog, pois o meu outro pc era mais disputado que prefeitura com royalties da Petrobras. Por falar nisso, gostaria de saber o que vai acontecer com essas cidades que tem a renda quase toda baseada na extração de petróleo quando esse mesmo acabar, já que não há incentivo por parte dos governantes municipais em outros meios de produção nem na geração de emprego e renda para a população, pelo menos não na maioria, e olha que isso não é utopia, muitas cidades já viram a renda proveniente dos royalties despencar devido à queda de produção dos poços e a tendência é exaurir mesmo, visto que o petróleo não é renovável.
Aí fica aquela perguntinha chata “catucando” minha idéia. Se não há investimentos em outros meios de produção e nem na geração de emprego e renda o que é feito com essa dinheirama que é repassada todo santo mês para essas prefeituras. Guamaré, por exemplo, recebe R$ 2,5 milhões em média por mês, a cidade, cuja população em 2007, contava com apenas 11.649 habitantes. Agora pensa aí, se a gente fizer as contas e dividir esse montante pelo total dos habitantes, vai dar quase R$ 215,00 por pessoa, isso incluindo crianças.
Daí você pode estar imaginando que Guamaré deve ser um modelo de administração, com a saúde, educação, moradia, transportes, urbanismo e tudo o mais “nos trinques”, visto que dinheiro não é problema. Ledo engano companheiro. Para se ter uma vaga idéia do descaso, apenas 0,67% dos domicílios têm saneamento básico, e há pessoas ainda morando em casas de “taipa”, sem água encanada ou coleta de lixo e a pobreza atinge 62% da população da cidade. Interessante também é que os salários dos professores e demais funcionário públicos vivem em constante atraso. Até mesmo os fornecedores tem dificuldades para receber.
Tomei Guamaré como exemplo, mas existem muitas outras em situação bem parecida. E aquela perguntinha que fiz logo acima ainda continua me “apoquentando”. Onde é que vai parar toda essa dinheirama...?
Marcadores: administração pública, descaso, petróleo, royalties
Eldo Braga
S
o b r e
Pleonástico se refere a algo em que há
pleonasmo, redundância. Exemplo: subir para cima, entrar para dentro, sair para
fora, político ladrão... Este blog não tem objetivos claros, pretende falar de
tudo e de nada em especial ao mesmo tempo. É Pleonástico porque, de qualquer
forma, é redundante, tipo mais do mesmo e por aí vai.
LINKS
P E R F I L
Não gosto muito de descrever meu perfil,
tenho a opinião de que nós mesmos somos suspeitos para falar quem somos. Mas de
qualquer forma segue aí minha ficha criminal: Eldo Braga, 33 anos, saudoso da
adolescência nos anos 80, macauense de coração, cristão protestante, funcionário
público, pai de dois filhos que amo mais que tudo. Gosto de tudo relacionado à
tecnologia, que vai acabar sendo o principal assunto do blog.
O U T R OS
Quero deixar um agradecimento especial aos
meus filhos que me deram apoio para esta "aventura" e principalmente à Brenda
que teve paciência de criar este layout, que ficou lindo e bem criativo, vocês
não acham? (pai babando). Se alguém se interessar em ter um blog com layout
bacana e personalizado de verdade é só entrar em contato.
FIM
Layout feito por Brenda Karina - exclusivo para Pleonástico -
Cópia proibida.
01
02 03
|