<BODY>     P L E O N Á S T I C O  

Golpe perigoso l

Gostaria de inaugurar meus posts com algo bacana e interessante, mas infelizmente tenho que fazer com um alerta a todos sobre um golpe muito bem articulado que anda fazendo muitas vítimas e que explora uma certa ignorância que a maioria de nós tem sobre um assunto que muitos já ouviram falar, mas que na prática poucos sabem como realmente funciona – Protesto de Títulos. Fiquei sabendo desse golpe através de um chegado meu, que quase caiu nesse conto.

Se você é comerciante ou conhece alguém que seja, preste atenção na tática desses espertinhos. Primeiro eles ligam para a vítima e um cara com voz de locutor de FM se apresenta como funcionário de um cartório de protesto de títulos de São Paulo e que ligou para informar que um título no nome da vítima estará sendo protestado naquele mesmo dia se o pagamento não fosse efetuado até uma determinada hora. O nome da vítima geralmente eles pegam num daqueles famigerados banco de dados roubado da Receita Federal e vendidos a preço de disquete na 24 de Março em Sampa, que por conter detalhes como nome completo, endereço, CPF e RG, utilizam para fazer a conferência dos dados na hora da ligação e poder, assim, dar mais credibilidade ao golpe. Lançada a isca e feita a pressão psicológica eles deram o número da agência e da conta onde deveria ser feito o pagamento, no caso do meu chegado, eles alegaram que o valor do título era de R$ 2 mil.

Meu conhecido olhou todas as notas de compra e não viu nenhuma que estivesse em atraso de pagamento e disse aos golpistas que não reconhecia nenhuma dívida naquele valor, o que prontamente o cara do outro lado da linha disse que a dívida era de um anúncio feito nas páginas amarelas de uma lista telefônica nacional e passou o número da suposta empresa que teria vendido o serviço. Colocada a pulga atrás da orelha é só esperar a reação da vítima. Meu conhecido fez a ligação para o número indicado por eles que foi prontamente atendida por uma voz feminina aveludada, com aquela velha e horripilante frase: “- VAMOS ESTARRR verificando senhor”, que depois de aproximadamente um minuto de barulho de alguém teclando e vozes ao fundo solta a sentença: “realmente VAMOS ESTARRR cobrando um título no valor de R$ 2 mil por falta de pagamento em nome desta pessoa, senhor”.

Preocupado com a confirmação de que existia a tal dívida junto a suposta empresa de anúncios de páginas amarelas, pediu orientação para a tal atendente, que prontamente aconselhou-o a ligar para o suposto cartório de protesto de títulos para negociar com eles. E agora? Ligar ou não ligar? E se esse título for protestado? O que fazer? Ele pegou o número e ligou para o tal cartório e a pressão psicológica aumentou. O sujeito do outro lado insistiu que se o título não fosse pago até o fechamento bancário daquele dia, a empresa do seu pai seria seriamente prejudicada junto a junta comercial e bla bla bla.

Meu conhecido pediu para que lhe mandassem uma cópia do título por fax, mas se negaram, dizendo que não teriam condição porque o fax tava quebrado. Foi aí que ele começou a ter certeza de que se tratava de um golpe, pegou os números dos telefones que lhe passaram e ligou para o auxílio à lista da Telemar, o que foi informado que aqueles números eram na verdade de celulares e não de linha fixa. Ele disse que não percebeu de logo que eram de celulares porque tinham o prefixo 011 88 alguma coisa, como não tava habituado com números de telefone de São Paulo, não desconfiou e a ficha só caiu depois. Por fim ligou para mim e prontamente expliquei para ele que nenhum cartório poderia fazer aquele tipo de cobrança. Bem, quando ligaram da última vez para ver se o pato tava bem assado meu conhecido proferiu-lhes uma lista de, digamos, impropérios para aliviar a tensão em que o haviam colocado.
Bem, fica aí o alerta para todos.

Eldo Braga  

 S o b r e    

Pleonástico se refere a algo em que há pleonasmo, redundância. Exemplo: subir para cima, entrar para dentro, sair para fora, político ladrão... Este blog não tem objetivos claros, pretende falar de tudo e de nada em especial ao mesmo tempo. É Pleonástico porque, de qualquer forma, é redundante, tipo mais do mesmo e por aí vai.

  LINKS    

  P E R F I L    

Não gosto muito de descrever meu perfil, tenho a opinião de que nós mesmos somos suspeitos para falar quem somos. Mas de qualquer forma segue aí minha ficha criminal: Eldo Braga, 33 anos, saudoso da adolescência nos anos 80, macauense de coração, cristão protestante, funcionário público, pai de dois filhos que amo mais que tudo. Gosto de tudo relacionado à tecnologia, que vai acabar sendo o principal assunto do blog.

  O U T R OS    

Quero deixar um agradecimento especial aos meus filhos que me deram apoio para esta "aventura" e principalmente à Brenda que teve paciência de criar este layout, que ficou lindo e bem criativo, vocês não acham? (pai babando). Se alguém se interessar em ter um blog com layout bacana e personalizado de verdade é só entrar em contato.

  FIM    

Layout feito por Brenda Karina - exclusivo para Pleonástico - Cópia proibida.

01 02 03 <BODY> <BODY>